sábado, fevereiro 14, 2004

Os álbuns que eu tive... [Parte 3]

My Bloody Valentine - Isn't Anything (1988)
Comprei o vinil em 1989 nas Lojas Americanas da Rua das Laranjeiras
Ressucitar esse disco em época de "Encontros e desencontros" é chover no molhado. Essa banda me chocou profundamente por usar uma super-hiper-mega distorção em melodias serenas. Jesus & Mary Chain e Sonic Youth já haviam feito isso nos idos de 85, mas o diamante foi lapidado pelo My Bloody Valentine. "Soft And Snow (But Warm Inside)" é simplesmente matadora!

Morrissey - Viva Hate (1988)
Comprei o vinil em 1988 nas Lojas Americanas da Rua das Laranjeiras
O primeiro single deste álbum, "Suedehead", eu ouvi pela primeira vez deitado numa cama de hospital, poucas horas depois de ter acordado da anestesia de uma cirurgia de peritonite. Chorei como poucas vezes na vida. Diferente do Smiths, algumas faixas são superelaboradas, com andamento e sonoridade complexos; porém, "coincidentemente" igual ao Smiths, melhoram a cada audição.

Camisa De Vênus - Viva (1986)
Comprei o vinil em 1986 na Gramophone do Centro
Foi difícil achar esse álbum... procurei à beça, porque como duas faixas tinham sido censuradas (quem lembra disso?), rolava um certo "boicote velado" dos lojistas, além do conseqüente fenômeno de aumento de vendas por causa da mídia em cima da censura às faixas. Punk baiano com testosterona na veia e vários clássicos do Rock Brasil dos anos 80. A pervertida e subversiva versão de "My Way", conhecida com o Frank Sinatra, era uma das minhas favoritas; afinal, um adolescente sempre procura seus pretextos para poder falar seus palavrões bem alto e essa música - e não só essa - era um prato cheio!

Oingo Boingo - Dead Man's Party (1986)
Comprei o cassete em 1987 na Sendas da Voluntários da Pátria
Foi o primeiro álbum do Oingo Boingo a sair no Brasil e eu também comprei meio no susto, a faixa-título ainda não tinha estourado na Rádio e só "Just Another Day" dava um indício do que poderia ser a banda. Ajudou o fato de já ter ouvido bem de leve o importado "Only A Lad" (1983) na casa de um amigo. Mas o engraçado mesmo é que quando eu cheguei com essa fita no colégio, os surfistas da minha sala ficaram bolados e me ofereceram pelo K7 o dobro do que eu havia pago nele...