quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Os álbuns que eu tive...

Bom, estou começando a escrever sobre os álbuns e as bandas mais interessantes - do ponto de vista literário, vejam bem - para traçar um panorama da juventude e a música nas décadas de 80 e 90. Vou tentar ir postando por aqui de vez em quando algumas das crônicas pra já ir "esquentando as turbinas"...

A-ha - Scoundrel Days (1988)
Comprei o vinil em 1988 mas não me lembro aonde
O A-ha era uma daquelas bandas - assim como o Duran Duran e algumas outras - que sofriam da síndrome do "New Kids On The Block" e tiveram seus dias de "boy band", mas na verdade faziam um pop muito interessante se você tivesse disposição pra investigar a obra deles além dos sucessos radiofônicos e o preconceito instaurado na época. Lembro-me até hoje de um show que eles fizeram na Apoteose em 1989, já estouradaços no Brasil, pois foi o primeiro show internacional que eu fui sozinho (pros amigos dei a desculpa de que tinha ido levar a irmã!) e até que valeu à pena - apesar do som estar ruim como de costume nos idos de 80 em concertos em locais abertos. Até hoje penso como seria se o Wonderland tivesse gravado uma demo só com covers e tivéssemos colocado Manhattan Skyline... A-ha metal??? Só um louco como eu pra pensar nisso.

Alien Sex Fiend - Acid Bath (1986)
Comprei o vinil em 1990 num sebo na Rua das Laranjeiras
Esse álbum tem uma estória realmente engraçada. Além de ser mais um daqueles comprado pela capa e pela bênção da Bizz, o dito cujo estava com um arranhão violento pegando uma boa parte da faixa inicial mas novo - deve ter sido algum defeito de fabricação. Aí, o coitado não valia mais do que 50 centavos na época e é óbvio que isso também contribuiu bastante pra que eu levasse ele pra casa. Não é que essa escoriação no bichinho deu um toque todo especial ao punk-disco-psicodélico de In God We Trust e eu acabei me amarrando na banda?

Bangles - Different Light (1986)
Comprei o cassete em 1987 na Gabriela do Catete
Nem sei porque lembrei deste. Talvez pra ilustrar como a gente conhecia as coisas nesta época... fuçando! Ou talvez porque eu tivesse uma maior inclinação pro pop chiclete no final dessa década. Ele não durou muito comigo, passei pra frente num sebo ou joguei no lixo, nem me lembro.

Barão Vermelho - Declare Guerra (1986)
Comprei o vinil em 1986 na Sears de Botafogo
Eu não gostava (e ainda não gosto) muito do Cazuza. Pois bem, me pareceu interessante apostar nesse álbum por esse motivo principalmente. Gostei bastante e me lembro que, pra variar um pouco, eu ouvia ele em 45 rpm e gostava ainda mais!!! Pena que com o CD não dá pra fazer essas coisas facilmente como eu fazia com a minha vitrolinha Philips da década de 70, só girando uma chavinha... tinha até o 78 rpm, mas esse realmente deturpava totalmente a obra de qualquer um. "Linda e burra" é um clássico!