sábado, julho 10, 2004

Os 10 melhores álbuns de todos os tempos

Já que o meu amigo Pocinha, da TocLoc (Locadora de CDs e DVDs) pediu aos sócios que fizessem sua listinha à lá "Alta Fidelidade" pra eleger os 10 melhores álbuns de todos os tempos - e como acaba que esse blog não fala de muito mais coisa a não ser música mesmo - vou tentar fazê-la. Eu já tinha feito uma vez uma listinha dos melhores 25 álbuns de metal para o Globo (ou pra Bizz, não me lembro), à pedido do Bernardo Araújo, mas essa lista que o Pocinha pediu vai ser dureza!

1. The Cure - Disintegration (1989)
2. The Smiths - The Queen Is Dead (1986)
3. Faith No More - Angel Dust (1992)
4. Everything But The Girl - Idlewild (1988)
5. Pixies - Surfer Rosa (1988)
6. Caetano Veloso - Circuladô (1991)
7. The Cult - Love (1985)
8. New Order - Low Life (1985)
9. Depeche Mode - Violator (1989)
10. Alice In Chains - Dirt (1992)

É claro que essa lista muda todo dia. Além disso, gostaria de fazer mais duas ressalvas sobre as minhas escolhas.

Primeiro, não coloquei nenhuma coletânea porque acho que nessas listas os álbuns devem ser eminantemente autorais, portanto, não acho justo incluir algum desse tipo se o artista teve uma carreira super respeitada e lançou um ótimo "the best of", mas os álbuns em si não eram tão consistentes - e eu colocaria vários nessa categoria: Bauhaus, Chico Buarque, Pretenders, enfim, tantos!

Segundo, não quis colocar o inverso: álbuns "perfeitos" de artistas com uma carreira, digamos, não tão profíqua e/ou duradoura; e eu citaria alguns que me vem à cabeça neste momento: o primeiro do Stone Roses, o primeiro do Sex Pistols, o primeiro do Sugarcubes, o Brick By Brick do Iggy Pop ou o Nevermind do Nirvana.

Pra finalizar, que não digam que eu copiei o Kyle do South Park quando ele diz a seguinte frase num certo episódio ao "herói" Robert Smith (que dublou a si próprio!) quando ele finalmente salva o mundo da dominação da "megera" Barbra Streisand: "Disintegration is the best album ever!".

Nenhum comentário: