sábado, outubro 22, 2005

Os Emuladores dos Anos 80

É inegável que boa parte da safra de bandas dos últimos dois anos é a melhor desde o movimento grunge deflagrado no início da década de 90. Independente do fato de que praticamente nenhuma das bandas traz muita novidade ao cenário musical, pelo menos entre si as bandas têm personalidade, assim como as bandas da década de 80 possuíam. O inusitado desta nova safra é que parece que cada uma das bandas parece ter escolhido uma outra banda para emular - o termo começou a ser utilizado mais freqüentemente a partir da década de 90, para designar programas em PC que simulavam jogos de Atari, Nintendo e outros videogames da década de 80. Claro, sou suspeito para exaltar as virtudes da safra, ainda que roubadas, já que os anos 80 são uma das minhas "cachaças" preferidas.

Portanto, o Kaiser Chiefs é um Clash revisitado, o Interpol é o novo Joy Division, o Killers lembra um Fine Young Cannibals com menos soul e mais guitarra, no Bloc Party ouvimos ecos de Cure, o Hot Hot Heat bebe da fonte dos New Romantic - movimento do início da década de 80 que tinha como expoente máximo o Duran Duran - e o Franz Ferdinand, ligeiramente mais esquizofênico que os demais, mistura o groove do Blondie, o minimalismo do Devo e a raiva contida do Pixies, destacando-se como a melhor banda da safra, ou a cereja do bolo, como queiram...

Tudo bem, alguns irão dizer que é tudo cópia, outros que é inspiração com um pouquinho de transpiração, mas a verdade é que em vez de somente ter destilado bons ingredientes, a geração bem que podia ter usado um liquidificador, para tentar criar um sabor que, além de inegavelmente fresco, fosse também diferente.

Um comentário:

Anônimo disse...

ai essas bandas são legais mesmo. minhas preferidas são Killers e Interpol